sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sessão de 4 de Novembro: Voice over IP (VoIP): Demonstração Prática


No passado dia 4 realizou-se mais uma sessão dos Workshops Técnicos, o sr. Délsio Cabá, da Webmasters demonstrou na pratica a instalação e configuração de uma Central Telefónica (PBX) baseada em Voice over IP.

Embora existam várias soluções para instalação de sistemas VoIP, o Software utilizado nesta demonstração foi o 3CX e pode ser baixada da Internet uma versão gratuíta simples para teste. (http://www.3cx.com/)

A internet e as redes de dados Ethernet e fast Ethernet possibilitaram a utilização do sistema que transmite voz por meio do protocolo de rede IP (VoIP). A informação é enviada em pacotes, não sendo utilizados os protocolos tradicionais da rede pública comutada. Essa tecnologia permite a comunicação entre os equipamentos VoIP com os equipamentos da telefonia tradicional da PSTN , celulares e vice-versa.


A Central Telefônica IP funciona com base em software que substitui totalmente um hardware proprietário PBX / PABX tradicional. O IP PBX é baseado no padrão SIP – o que torna mais fácil de gerenciar e permite utilizar qualquer telefone SIP (software ou hardware). Um IP PBX / PABX com base em software oferece várias vantagens:

• Não há necessidade de fiação telefônica – os telefones utilizam a rede de computadores
• Mais fácil de instalar e gerenciar através da interface de configuração com base na rede
• Um IP PBX com base em software custa muito menos que um PBX / PABX com base em hardware
• Funcionários podem mudar de escritório sem precisar mudar fiações ou a configuração IP PBX
• Escolha um dos vários telefones hardware com base SIP em vez de ficar restrito a um único vendedor
• Receba e faça ligações pelo padrão PSTN através dos Gateways VoIP
• Economize no custo das chamadas usando qualquer serviço VoIP SIP ou WAN

A Central Telefônica IP substitui totalmente o seu PBX, é compatível com os padrões de telefonia SIP, os serviços VoIP e as linhas telefônicas PSTN tradicionais.  Seu gerenciamento baseado na Web torna fácil o gerenciamento do sistema de telefonia. A Central Telefônica IP elimina a rede de fios telefônicos e fornece aos utilizadores a tecnologia hot desk, com o simples uso de um telefone. Características principais:

• Sistema de telefonia completo: permite a transferência, o reencaminhamento e a listagem de chamadas
• Custa muito menos do que um PBX tradicional
• Possibilidade de expansão – extensões e linhas telefônicas ilimitadas. Módulos de expansão privados não são necessários!
• Configuração Web e indicação de status – fácil gerenciamento do sistema de telefonia!
• Sistema unificado de mensagens: receba correio de voz via e-mail
• Atendimento automático (ex.: 1 para vendas, 2 para suporte técnico etc.)
• Reduz o custo das ligações de longa distância e entre extensões no escritório
• Elimina o alto custo dos telefones particulares: utiliza o telefone padrão SIP
• Elimina os fios telefônicos, facilitando a mobilidade do utilizador

O sr. Délsio Cabá está disponivel para interagir com quaisquer interessados através da área de comentários a este post.
 

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