terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atitude do Gestor na Gestão de Projectos

A apresentação da Engª Eduarda Geraldes terá lugar na sala de Reuniões do Instituto de Desenvolvimento da Pesca de Pequena Escala que a colocou à nossa disposição em virtude da sala habitual (no FFP) não se encontrar disponível.
O IDPPE fica na Rua Oswaldo Tazama, por trás do Centro Internacional de Conferencias Joaquim Chissano, no Parque Wona Mar.
Abaixo apresentamos um mapa do local:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Configurar um PBX VoIP para Pequenas Empresas

Setup IP PBX for small business step by step

A equipa do MyVOIPapp, apresenta um guia passo-a-passo para a instalação e Configuração do seu Servidor SIP para Windows:
http://www.myvoipapp.com/docs/faq/setup_ippbx_for_small_business_step_by_step/index.html


A versão express é GRATUITA e tem todas as funcionalidade para 1 linha exterior e 3 extensões (não é muito, mas a cavalo dado não se olha o dente). O que permite ir tomando contacto com o mundo dos servidores SIP.

Download em: http://www.myvoipapp.com/download/index.html

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sessão de 4 de Novembro: Voice over IP (VoIP): Demonstração Prática


No passado dia 4 realizou-se mais uma sessão dos Workshops Técnicos, o sr. Délsio Cabá, da Webmasters demonstrou na pratica a instalação e configuração de uma Central Telefónica (PBX) baseada em Voice over IP.

Embora existam várias soluções para instalação de sistemas VoIP, o Software utilizado nesta demonstração foi o 3CX e pode ser baixada da Internet uma versão gratuíta simples para teste. (http://www.3cx.com/)

A internet e as redes de dados Ethernet e fast Ethernet possibilitaram a utilização do sistema que transmite voz por meio do protocolo de rede IP (VoIP). A informação é enviada em pacotes, não sendo utilizados os protocolos tradicionais da rede pública comutada. Essa tecnologia permite a comunicação entre os equipamentos VoIP com os equipamentos da telefonia tradicional da PSTN , celulares e vice-versa.


A Central Telefônica IP funciona com base em software que substitui totalmente um hardware proprietário PBX / PABX tradicional. O IP PBX é baseado no padrão SIP – o que torna mais fácil de gerenciar e permite utilizar qualquer telefone SIP (software ou hardware). Um IP PBX / PABX com base em software oferece várias vantagens:

• Não há necessidade de fiação telefônica – os telefones utilizam a rede de computadores
• Mais fácil de instalar e gerenciar através da interface de configuração com base na rede
• Um IP PBX com base em software custa muito menos que um PBX / PABX com base em hardware
• Funcionários podem mudar de escritório sem precisar mudar fiações ou a configuração IP PBX
• Escolha um dos vários telefones hardware com base SIP em vez de ficar restrito a um único vendedor
• Receba e faça ligações pelo padrão PSTN através dos Gateways VoIP
• Economize no custo das chamadas usando qualquer serviço VoIP SIP ou WAN

A Central Telefônica IP substitui totalmente o seu PBX, é compatível com os padrões de telefonia SIP, os serviços VoIP e as linhas telefônicas PSTN tradicionais.  Seu gerenciamento baseado na Web torna fácil o gerenciamento do sistema de telefonia. A Central Telefônica IP elimina a rede de fios telefônicos e fornece aos utilizadores a tecnologia hot desk, com o simples uso de um telefone. Características principais:

• Sistema de telefonia completo: permite a transferência, o reencaminhamento e a listagem de chamadas
• Custa muito menos do que um PBX tradicional
• Possibilidade de expansão – extensões e linhas telefônicas ilimitadas. Módulos de expansão privados não são necessários!
• Configuração Web e indicação de status – fácil gerenciamento do sistema de telefonia!
• Sistema unificado de mensagens: receba correio de voz via e-mail
• Atendimento automático (ex.: 1 para vendas, 2 para suporte técnico etc.)
• Reduz o custo das ligações de longa distância e entre extensões no escritório
• Elimina o alto custo dos telefones particulares: utiliza o telefone padrão SIP
• Elimina os fios telefônicos, facilitando a mobilidade do utilizador

O sr. Délsio Cabá está disponivel para interagir com quaisquer interessados através da área de comentários a este post.
 

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

13 Dicas para utilizar o Internet Banking com mais segurança

13 Tips for using Internet Banking with more security



O acesso as contas bancárias através da Internet é uma actividade cada vez mais comum, tanto a nível pessoal como empresarial, pois as vantagens que oferece são imensas.

É, no entanto, importante garantir que este acesso é realizado nas melhores condições de segurança possíveis, pois também os piratas estão atentos a estas novas tendencias.


Para tornar as operações bancárias on-line mais seguras e descansadas apresentamos a seguir uma lista de 13 dicas (13 porque nada pode ser deixado à sorte quando se trata do nosso dinheiro) que deverá ter em conta quando aceder ao portal do seu banco:

1- Evite o uso de terminais públicos (tais como Internet cafés) para o acesso ao Internet banking.

2- Esteja ciente do alto risco de interceptação durante uma conexão sem fio. Apenas deve fazer suas operações bancárias através de um hotspot wireless se tiver a certeza da integridade da conexão.


3- Garanta que tem um anti-vírus atualizado e um programa spyware e execute scans regulares ao sistema. Certifique-se também que o software do seu computador está actualizado.


4- Nunca acesse o site através de um link. Em vez disso, escreva o endereço na barra de endereços do navegador ou salve o endereço como um 'Favorito'.


5- Desabilite a função de Caching do navegador (browser). Os navegadores de Internet tem a habilidade de lembrar a página do portal, isto é chamado de caching e faz com que a navegação seja rápida ao aceder de novo a mesma página, o navegador pode-lhe apresentar a página arquivada sem a ter que solicitar novamente o servidor. Para prevenir, certifique-se que o Internet Explorer (o mais utilizado dos navegadores) tem as seguintes parametrizações:
>Tools > Internet Options > Advanced > Do not save encrypted pages
>Tools > Internet Options > General > Settings > Automatically;
>Tools > Internet Options > Advanced > Empty Temporary Internet Files folder when browser is closed;

6- Não abra outros sites enquanto estiver conectado ao Internet Banking; só deve ter uma única janela do navegador aberta.

7- Escolha um User ID e senha (password) que não possam ser facilmente adivinhadas e altere-as com regularidade.

8 – Certifique-se que está mesmo no portal do seu banco. Muitos sites de Online Banking utilizam um teclado virtual como medida de segurança. Quando tal teclado surgir, minimize a página . Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.


9 - Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se surgir uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como verificar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.


10 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no endereço começa por “https://” e se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

11- Quando terminar suas tarefas bancárias on-line, faça imediatamente logoff e feche a janela do navegador.

12- Nunca forneça sua senha através da Internet (por e-mail) ou por telefone para qualquer pessoa (incluindo as pessoas que se identificam como funcionários do banco).


13- Não confie numa prova de pagamento PDF, salvo comprovação pelo banco - estes documentos podem ser manipulados por fraudadores.

@Vitor Guerra - 09,Nov

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Voice over IP (VoIP): Demonstração Prática

Vamos voltar ao tema “Voice over IP” no próximo dia 4 de Novembro. Desta vez o realce será dado aos aspectos práticos da Tecnologia.


Já no passado dia 22 de Abril 2009, o sr. Délsio Cabá, da Webmasters, realizou a sua apresentação no âmbito dos Workshops Técnicos da STS, sobre o tema: "VoIP: Comunicação Integrada a custos reduzidos".

A apresentação realçou aspectos teóricos da tecnologia "Voice over IP" com vantagens e desafios (ao que não quis chamar desvantagens).

Foi ainda abordada a questão da migração das formas tradicionais de comunicação de voz para esta nova plataforma.

A referida apresentação encontra-se, disponível para download na página da STS, em http://www.sts.co.mz/.